Academia da Força Aérea-(AFA)
É internacionalmente reconhecida pela excelência na formação de seus pilotos militares e, por meio de cooperação entre o Estado Maior da Aeronáutica (EMAER) e nações amigas, forma, também oficiais de outros países da América Latina e África, na maioria, países de fala hispânica ou portuguesa (por ano, são admitidos até dez cadetes estrangeiros).
O ingresso na AFA ocorre mediante a aprovação em concursos públicos anuais de admissão, de âmbito nacional. As informações sobre esses concursos estão disponíveis em todas as organizações do Comando da Aeronáutica.
Atualmente, a Academia forma cadetes dos seguintes cursos:
- Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv)
- Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOInt)
- Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF)
Além disso, todos os cadetes da Academia, ao final do curso, recebem o título de bacharéis em Administração, com ênfase em
Administração Pública.
Histórico
A AFA é a instituição sucessora da antiga Escola de Aeronáutica, originalmente sediada no Campo dos Afonsos e que, no passado, formou oficiais aviadores e intendentes para a FAB, desde a criação do antigo Ministério da Aeronáutica, em 1941.
A mudança de denominação, de Escola de Aeronáutica para Academia da Força Aérea (AFA), deu-se no ano de
1969. Em
1971 a Academia foi transferida para suas novas instalações em
Pirassununga,
São Paulo, município que reunia as melhores condições de clima e temperatura de todo o país para a prática de atividades de instrução aérea.
No final do ano de 1971 a AFA formou a primeira turma de oficiais aviadores e intendentes.
Instalações prediais e infraestrutura
As instalações da AFA, em Pirassununga, foram construídas de acordo com um
plano diretor, o qual pode ser modificado conforme com eventuais necessidades, desde que aprovado pelas autoridades competentes. A Academia dispõe de uma área construída de 215.246 m², sendo 141.800 m² de área administrativa e 73.246 m² de área residencial.
Cursos de Formação de Oficiais
Os Cadetes Infantes (CFOInf) estudam Métodos de Defesa e Segurança das Instalações Militares, Emprego de Defesa Antiaérea de Aeródromos e Sítios, Comando de Frações de Tropas e do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC), além Legislação Militar, Direito Militar, Emprego de Armamento, Serviço Militar e Mobilização, entre outras. Os Infantes ainda passam pelos Estágios de: Básico de Combatente de Montanha e de Instrutor de Tiro. A instrução de Pára-quedismo para os infantes é ministrada pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, o
PÁRA-SAR, e tem o objetivo de capacitá-los ao desempenho de missões de ataque e resgate. Após quatro anos de formação acadêmica, são declarados Aspirantes-a-Oficial e começam a desempenhar suas atividades operacionais de combatente terrestre, como elemento-chave do Sistema de Defesa do Comando da Aeronáutica, em todo o território nacional.
Os Cadetes Intendentes (CFOInt) estudam em laboratórios de administração e intendência, onde aprendem a ciência e a tecnologia moderna da gestão econômico-financeira e dos serviços especializados de intendência, preparando-se assim para as tarefas de um combatente de superfície, integrado ao sistema logístico do Comando da Aeronáutica. Após quatro anos acadêmicos, são declarados Aspirantes-a-Oficial e começam a desempenhar suas atividades administrativo-operacionais nas diversas Organizações do Comando da Aeronáutica, distribuídos por todo o território nacional. O Curso de Formação de Oficiais Intendentes aceita matrícula de cadetes do sexo feminino na AFA.
Os Cadetes Aviadores (CFOAv) iniciam a instrução aérea na 2ª série, voando o T-25 "UNIVERSAL", avião de instrução primária/básica de fabricação nacional, e, nessa aeronave, voam cerca de 75 horas. Na 4ª série, os cadetes realizam a sua instrução na aeronave T-27 "TUCANO", turboélice de instrução avançada, também de fabricação nacional, no qual voam cerca de 125 horas.
Atividade Aérea
A aeronave
Neiva T-25 (instrução primária) possui dois assentos e um motor a pistão, marca
Lycoming IO 540 K1D5, de 300 HP. A aeronave
T-27 ou
Embraer EMB-312 Tucano (instrução avançada), também de dois lugares, é equipado com um motor turbo-hélice Pratt & Whitney de 750 SHP.
A instrução com a aeronave T-25 é realizada no Setor Leste da AFA, no 2° Esquadrão de Instrução Aérea, que tem a disposição uma pista de 1.902 m de comprimento, com a Taxiway na mesma dimensão.
A instrução com a aeronave T-27 é realizada no Setor Oeste da AFA, no 1° Esquadrão de Instrução Aérea, que tem a disposição duas pistas de 2.000 m de comprimento, com a Taxiway na mesma dimensão.
A AFA tem uma intensa atividade aérea devido principalmente a instrução dos cadetes e também dos seus oficiais instrutores, chegando a quase 2/5 do que se voa por toda a FAB, sendo considerado o Aeródromo com o maior movimento de aeronaves militares da América Latina. Para que tudo ocorra dentro da mais completa segurança, a AFA mantém um serviço de alerta de Busca e Salvamento (SAR), com helicóptero (H-50 -
Helibrás Esquilo) e tripulação, além de um SESCINC, previsto nos
Batalhões de Infantaria da Aeronáutica, no caso o BINFA-84 e Ambulância/UTI, durante as 24 horas.
Organizações Sediadas na Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga
A Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga conta, além da AFA, com outras Unidades da FAB, as quais são: Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS), Prefeitura de Aeronáutica de Pirassununga (PAYS), Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) - a Esquadrilha da Fumaça e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA YS). O quartel ainda é sede de um Advogado Geral da União, através de um núcleo de assessoria jurídica (NAJ).
- Na estrutura interna, a AFA possui as seguintes divisões
- Divisão Administrativa
- Divisão de Ensino
- Batalhão de Infantaria - 84
- Divisão de Suprimento e Manutenção
- Corpo de Cadetes
O Acesso é feito por duas rodovias estaduais paulistas permitem o acesso a AFA:
SP-225 e
SP-201.
A
AFA ainda realiza a mais importante festa aeronáutica do interior do Estado de
São Paulo, o Domingo Aéreo. Este evento já comportou, no ano de 2006, aproximadamente, 57 mil pessoas. No ano de 2011, 53 mil pessoas vieram à festa.
Nome do aeródromo da (AFA)
Campo Fontenelle Abreviatura: SBYS (ICAO) ou QPS (IATA).
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