terça-feira, 18 de agosto de 2015


KC-390

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Embraer KC-390 é uma aeronave para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo desenvolvido e fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, subsidiária do grupo brasileiro Embraer.
A aeronave estabelece um novo padrão para o transporte militar médio, visando atender os requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira, em substituição ao C-130 Hercules
A fabricante pretende ainda alça-lo como substituto para as demais Forças Aéreas que possuem em sua frota essa classe de cargueiro militar. É também o maior avião produzido na América Latina.

Quantia 
2 protótipos em fase de construção. 28 a serem entregues a partir de 2016.

FabricanteBrasil Embraer Defesa e Segurança
Primeiro voo3 de fevereiro de 2015
Entrada em serviço2016 (previsão)
MissãoTransporte militar tático/logístico e reabastecedor em voo
Tripulação3 + 80 soldados ou 64paraquedistas
Dimensões
Comprimento35,20 m
Envergadura35,05 m
Altura11,84 m
Peso
Tara51.000 kg
Peso totalmissões táticas: 67.000 kg; normal: 74.400 kg e transporte logístico: 81.000 kg
Peso bruto máximocarga útil máx tático:16.000; logístico: 23.000 kg
Propulsão
Motores2 turbofans IAE V2500-E5
Força (por motor)139,4 kN
Performance
Velocidade máxima870 km/h
Alcance(cruzeiro de longo alcance) 6 200 km e (raio de ação para transferência de combustível) 2 495 km
Teto máximo11 000 m
Armamento
Mísseis/Bombasnão possui armamentos

Histórico de desenvolvimento

Apresentação do KC-390 (protótipo PT-ZNF) em 21 de outubro de 2014
O KC-390 é um projeto desenvolvido para a produção de um jato militar de transporte, anunciado pela primeira vez na feira de materiais de defesa Latin America Aero & Defence (LAAD), no Rio de Janeiro no ano de 2007. Na edição de 2009 do mesmo evento foi anunciado formalmente o lançamento do programa.
É equipado com dois motores turbofan Pratt & Whitney, modelo IAE V2500-E5, com empuxo de 31 330 lbf (139 400 N) cada. Utiliza a tecnologia fly-by-wireem sua aviônica e tem capacidade para transportar 23 toneladas de carga, inclusive veículos.
Em outubro de 2008, o Congresso Brasileiro aprovou o uso de cerca de R$ 800 milhões pela então EMBRAER para o desenvolvimento da aeronave. Essa verba seria liberada pela FAB via aval do Executivo.
No início de março de 2009, o Executivo Brasileiro anunciou um investimento inicial entre R$ 50 e R$ 60 milhões. Esse montante representava cerca de 5% do custo de desenvolvimento. Enquanto a empresa não fechava outras parcerias, a FAB preparou a proposta de compra de um lote de 30 unidades (incluindo os dois protótipos). O valor deste primeiro contrato deveria chegar a US$ 1,3 bilhão, em um mercado estimado pela fabricante em no mínimo US$ 20 bilhões.
Ainda em março de 2009 o Governo brasileiro, durante as turbulências da economia mundial, reiterou investimentos no projeto, a fim de garantir empregos na fabricante brasileira e dotar a Força Aérea Brasileira com o novo equipamento. Até novembro de 2012 o projeto da nova aeronave já havia criado mil oportunidades de trabalho dentro da própria Embraer, com a recém criada Embraer Defesa e Segurança.
Em março de 2013, a Força Aérea Brasileira e a Embraer Defesa e Segurança concluíram a Revisão Crítica de Projeto (CDR) da aeronave.
Após cinco anos de desenvolvimento, foram concluídos os modelos para integração de todos os sistemas da aeronave e simulações de voo, realizadas em mock-up (simuladores em tamanho real da cabine de comando).
O desenvolvimento do projeto e a produção, envolvendo a integração de tecnologias, sistemas eletrônicos e aviônica foram de responsabilidade da Embraer Defesa e Segurança, unidade da Embraer criada no início de 2011, sediada na cidade de Gavião Peixoto.
O KC-390 pode transportar até 23 000 kg
O desenvolvimento do KC-390 contou com R$ 4,5 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além do apoio ao programa, o PAC também investiu entre 2011 e 2014, R$ 5,5 bilhões em programas militares da Marinha e Aeronáutica.
A Embraer assinou com o governo brasileiro em 20 de maio de 2014 o primeiro contrato para produção em série do cargueiro KC-390, em um negócio estimado em R$ 7,2 bilhões, que incluía suporte logístico, peças sobressalentes e manutenção.

Parcerias

Para o desenvolvimento e produção da aeronave, a Embraer firmou parcerias com a Argentina, Portugal e República Tcheca. A empresa brasileira fornece a seção dianteira da fuselagem com a cabine de pilotagem, asas, seção intermediária da fuselagem e estabilizadores vertical e horizontal. Executa também a integração dos comandos de voo, softwaresaviônica e equipamentos como os trens de pouso, que também produz, através de sua subsidiária Eleb. A Argentina fornece as portas do trem de pouso dianteiro, porta dianteira direita, parte da rampa de acesso traseira, flaps e cone de cauda. Portugal fornece a seção central da fuselagem, sponson e portas do trem de pouso principal e leme de profundidade. A República Tcheca fornece a porta dianteira esquerda, portas traseiras, parte da rampa de acesso traseira e seção traseira da fuselagem.

Protótipos e primeiro voo

Em 21 de outubro de 2014, foi apresentado o primeiro protótipo da aeronave na unidade Embraer Defesa e Segurança em Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo.
O primeiro voo do KC-390 ocorreu em 3 de fevereiro de 2015 em Gavião Peixoto.

Missões

  • Transporte e lançamento de cargas e tropas
  • Reabastecimento em voo - caças, transporte ou (ISR) e no solo
  • Evacuação Aeromédica (UTI móvel, remoção de feridos)
  • Transporte de cargas paletizadas
  • Transporte de veículos leves e médios
  • Ajuda humanitária
  • Lançamento a baixa altura (LAPES - Low Altitude Parachute Extracting System)
  • Lançamento de cargas e paraquedistas em todas as altitudes
  • Operação em pistas não pavimentadas e curtas
  • Combate a incêndios florestais
Existe a possibilidade de serem desenvolvidas versões para fins não militares, que seriam utilizadas na indústria petrolífera, de mineração e transporte de cargas civis.

Ficha técnica (Embraer KC-390)



Dimensões externas

  • Envergadura: 35,05 m
  • Comprimento: 35,20 m
  • Altura: 11,84 m

Dimensões internas do compartimento de carga

  • Comprimento máximo: 18,54 m
  • Altura máxima: 3,20 m
  • Largura máxima: 3.35 m

Pesos e capacidades

  • Vazio: 51 000 kg (112 000 lb)
  • Máximo de decolagem (MTOW) 67 000 kg (148 000 lb) (missões táticas); 74 400 kg (164 000 lb) (normal) e 81 000 kg (179 000 lb) (transporte logístico)
  • Carga útil máxima: 23 000 kg (50 700 lb)
  • Combustível nas asas: 23 200 litros (6 130 galões)
  • Tripulação: 3 (1 piloto, 1 co-piloto e 1 engenheiro de voo) e 80 soldados equipados ou 64 paraquedistas (configuração típica)

Desempenho

  • Velocidade máxima: Mach 0,8
  • Velocidade máxima de cruzeiro: 470 kn (870 km/h)
  • Alcance com carga útil máxima: 1 380 m.n. (2 560 km)
  • Alcance de traslado: 3 350 m.n. (6 200 km)
  • Transferência de combustível: 2 495 km (raio de missão REVO)
  • Atitude máxima da operação: 36 000 ft (11 000 m)
  • Distância de decolagem: 1 100 m (missões táticas); 1 300 m (normal) e 1 630 m (transporte logístico)

Estrutura

  • Fator de carga: 3,0 g (missões táticas em pista semipreparada); 2,5 g (normal) e 2,25 g (transporte logístico)
  • Pressurização: 7,6 psi (52 400 Pa)
Sistema reserva de geração elétrica do KC-390, fabricado pela Safran_Hispano-Suiza

Propulsão

  • 2 Turbofans Pratt & Whitney IAE V2500-E5 - 31 330 lbf (139 400 N) de empuxo cada.

Sistemas e equipamentos

  • RWR / chaff & flare (sistemas de autodefesa)
  • Sistema de reabastecimento em voo
  • Sistema HUD duplo
  • Iluminação da cabina compatível com sistemas de visão noturna
  • Sistema de cálculo preciso do ponto de lançamento de carga

Operadores



  •  Brasil - 30 aeronaves (somados os 2 protótipos).
  •  Colômbia - 12 aeronaves (intenção de compra)
  •  Portugal - 06 aeronaves (intenção de compra)
  •  Chile - 06 aeronaves (intenção de compra)
  •  Argentina - 06 aeronaves (intenção de compra)
  •  República Checa - 02 aeronaves (intenção de compra)
  •  Suécia - Numero indefinido de aeronaves (intenção de compra em acordo assinado pelo projeto FX-2 da FAB).

Cockpit


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