segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Força Aérea Brasileira-(FAB)

Força Aérea Brasileira (FAB) é uma das três Forças Armadas do Brasil e a maior força aérea da América Latina em contingente, número de aviões e poder de fogo.

História

Criação

1º GAvCa. P-47 levava o emblema "Senta a pua!" no nariz juntamente com a insígnia nacional do Brasil.
A criação da Força Aérea Real (Reino Unido) em 1918, da Força Aérea Italiana (Regia Aeronautica) e da Força Aérea da França durante a década de 1920, levou a ideia de unir o poder aéreo brasileiro sob a mesma organização. Juntamente com esses eventos, os estrategistas brasileiros também foram influenciados pelas teorias de Giulio Douhet, Billy Mitchell e Hugh Montague Trenchard.
O primeiro manifesto público para criar um serviço aéreo militar integrado surgiu em 1928, quando um major do exército chamado Lysias Rodrigues escreveu um artigo chamado Uma necessidade premente: o Ministério do Ar. Dois anos mais tarde, a Missão Militar Francesa, trabalhando para o Exército Brasileiro, deu os primeiros passos para organizar um braço aéreo nacional. A ideia recebe maior apoio quando um grupo de aviadores brasileiros vieram da Itália em 1934 e explicaram as vantagens de se ter uma aviação militar unificada. Além disso, a Revolução Espanhola e os primeiros movimentos da Segunda Guerra Mundial no final dos anos 1930 mostraram a importância do poder aéreo para as estratégias militares.
Um dos principais defensores do plano para criar uma força aérea independente foi o então presidente Getúlio Vargas. Ele organizou um grupo de estudos no início de 1940 e toda a estrutura do Ministério da Aeronáutica foi criada no final desse ano. Esta nova agência governamental era a responsável por todos os aspectos da aviação civil e militar, incluindo regulação, infraestrutura e organização.
Formalmente, o Ministério da Aeronáutica foi fundado em 20 de janeiro de 1941 e o seu ramo militar foi chamado "Forças Aéreas Nacionais", alterado para "Força Aérea Brasileira" (FAB) em 22 maio daquele ano. Os ramos aéreos do Exército ("Aviação Militar") e da Marinha ("Aviação Naval") foram extintos e todo o pessoal, aeronaves, instalações e outros equipamentos relacionados foram transferidos para a FAB.

Segunda Guerra Mundial

P-47 Thunderbolt empregado pela FAB durante a II Guerra Mundial.
A Força Aérea Brasileira obteve seu batismo de fogo durante a Segunda Guerra Mundial participando da guerra antissubmarino noAtlântico Sul e, na Europa, como integrante da Força Expedicionária Brasileira que lutou ao lado dos Aliados na frente italiana. Foram enviadas para a Itália duas unidades aéreas da FAB, o 1º Grupo de Aviação de Caça, o Senta a Púa!, e a Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO). A Força Aérea Brasileira contribuiu ao esforço de guerra dos Aliados na 2 ª Guerra Mundial, especialmente na frente italiana. A FAB estava principalmente equipada com aviões americanos tais como o Thunderbolt P-47.
submarino alemão U-199 foi afundado 31 de julho de 1943 no Atlântico Sul a leste do Rio de Janeiro, por bombas um avião Mariner americano (VP-74) e dois aviões brasileiros (Catalina e Hudson) da Força Aérea Brasileira. Houve 49 sobreviventes e 12 mortos.
Em 9 de novembro de 2003, foi inaugurado em Pianoro, Itália, mais precisamente no distrito de Livergnano, uma placa em homenagem ao 2º Tenente-Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, primeiro piloto da FAB abatido em combate, e a todos os demais integrantes da Força Aérea que estiveram lutando na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A placa foi agregada ao monumento já existente em homenagem aos que morreram combatendo os nazifascistas na guerra. A localidade de Livergnano foi escolhida por ter sido o local onde a aeronave de caça do tenente Cordeiro, um P-47 Thunderbolt, foi abatida em 6 de novembro de 1944, pela temida Flak, bateria antiaérea alemã, no regresso de uma missão de combate no norte da Itália.

Pós-Segunda Guerra e Guerra Fria

O Embraer AT-26 Xavante, que deixou de ser usado pela FAB em 2010.
Após a Grande Guerra, a FAB começou a voar com o caça a jato britânico Gloster Meteor. Os jatos foram comprados dos britânicos por 15.000 toneladas de algodão bruto, como o Brasil não tinha reservas em moeda estrangeira de sobra. O jato foi operado pela FAB até meados dos anos 1960, quando foi substituído pelo F-80C e TF-33A, que mais tarde foram substituídos pelos jatos MB-326Mirage III eNorthrop F-5.
Durante a Guerra Fria, a República brasileira estava alinhada com os Estados Unidos e a OTAN. Isto significava que os F-5 podiam ser comprados mais baratos dos Estados Unidos, que chamavam este jato o "Freedom Fighter". Muitos outros países, como México, também se beneficiaram desta política.
Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica, Aeronáutica brasileira Co.) tem suas origens como uma empresa diretamente gerida e promovida pela FAB. Trabalhando com empresas italianas, desenvolveu o avião de ataque AMX nova (conhecida localmente como A-1) que constitui a espinha dorsal da força de ataque da FAB. O bem-sucedido Tucano T-27 e o avião de ataque "A-29", fabricados pela Embraer, também são amplamente utilizados pela FAB.

Organização e estrutura

Mirage 2000 durante a Cruzex IV2008 em Natal. Este avião foi desativado em dezembro de 2013.
AT-27 Tucano
C-130 Hercules
T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça, que hoje utiliza o A-29 Super Tucano.
O Comando militar da força é exercido pelo Comando da Aeronáutica - COMAER, ao qual estão subordinados três Comandos-Gerais, três departamentos e diversos outros órgãos relacionadas com o funcionamento e administração da aviação brasileira, tanto civil como militar, e da pesquisa e desenvolvimento aeroespacial.
  • Os três Comandos Gerais são:
    • Comando-Geral de Operações Aéreas
    • Comando-Geral de Apoio
    • Comando-Geral de Pessoal
  • Os três Departamentos são:

Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR)

É ao Comando de Operações Aéreas (COMGAR) que estão subordinadas as unidades aéreas, bases aéreas e órgãos afins. Ou seja, o COMGAR é o braço armado da Força Aérea Brasileira.
Na estrutura do COMGAR, as unidades aéreas são agrupadas em quatro forças aéreas, a saber:
  • 1ª Força Aérea ou I FAe, com sede na cidade de Natal. Engloba as unidades de preparação avançada de pilotos da FAB.
  • 2ª Força Aérea ou II FAe, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Engloba as unidades de asas rotativas (helicópteros) e as unidades de busca e salvamento, patrulha marítima e de apoio a Marinha em geral.
  • 3ª Força Aérea ou III FAe, com sede na cidade de BrasíliaDF. Coordena e gerencia o emprego das unidades aéreas de aplicação estratégica e tática, bem como as de defesa aérea.
  • 5ª Força Aérea ou V FAe, com sede na cidade do Rio de Janeiro. É responsável pelas unidades de transporte, reabastecimento em vôo (REVO), lançamento de paraquedistas e apoio a unidades do Exército.
As unidades aéreas são as organizações militares que reúnem os meios operacionais da força. Cada unidade possui uma função específica, além de aeronaves, pessoal e instalações que assegurem o seu funcionamento.
As bases aéreas, por sua vez, estão organizadas através de uma divisão regional do território brasileiro, onde cada região (num total de sete) fica subordinada a um Comando Aéreo Regional (COMAR). São eles:

Investimentos

Em 18 de dezembro de 2008, o Presidente da República assinou o Decreto nº 6.703, aprovando a Estratégia Nacional de Defesa. O texto busca reafirmar a necessidade de se modernizar as Forças Armadas.
O governo brasileiro lançou um pacote de medidas que, em cinco anos, garantiria investimentos no setor equivalentes a 2,5% do PIB Brasileiro, um aumento de 75%. Para 2008, US$ 5.6 bilhões (de um orçamento US$24.4 bilhões deverão ser investidos em novos equipamentos.O projeto de orçamento de 2009 prevê R$ 50,2 bilhões para a Defesa. Destes, R$ 10,9 bilhões para investimentos no Exército, Marinha e Aeronáutica, essa última com uma previsão de R$ 1,2 bilhões destinados ao reaparelhamento.
O governo brasileiro, através do Centro Técnico Aeroespacial e da Agência Espacial Brasileira está investindo alto em um projeto que beneficiará as três forças armadas brasileiras, os satélites geoestacionários brasileiros,apenas com o projeto, já foram gastos R$ 10 milhões, além de beneficiar diversas áreas civis, o projeto beneficiaria as forças armadas, que passariam a ter mais tecnologia para comunicações seguras e para monitorar o vasto território brasileiro, e este seria um embrião, para futuramente abandonar o sistemaGPS estadunidense e criar um próprio sistema de tecnologia nacional. O Brasil é um dos 15 países que mantêm programas espaciais no mundo e o único na América Latina com um programa nesses moldes.
O ministro da defesa Nelson Jobim, coordena uma licitação internacional de R$ 8 bilhões, para aquisição de aeronaves caça de ultima geração, esta não é uma simples licitação para compra de aeronaves, o governo brasileiro pretende também adquirir a tecnologia necessária para fabricar seus próprios caças, com isto, em caso de conflito, o Brasil não dependerá de importações de aeronaves caça para se defender, terá a tecnologia para fabricá-los no país. As aeronaves que estão na fase final de seleção são a F/A-18E/F Super Hornet da empresa estadunidense Boeing, o Dassault Rafale da empresa francesa Dassault Aviation e o Gripen NG da empresa sueca SAAB.
Já estão em operação na amazônia brasileira, os helicópteros de ataque e missões C-SARMil Mi-35M, designados pela Força Aérea Brasileira como AH-2 Sabre, são helicópteros adquiridos da empresa russa Rossoboronexport, em contrato de US$ 363 milhões firmado em 2008.
Já está concretizado pelo Ministério da Defesa, o negócio com as empresas Eurocopter da França e a brasileira Helibrás, por 1,890 bilhão de euros, para a compra e fabricação no Brasil, com transferência de tecnologia, de 50 helicópteros EC-725 Super Cougar, que estão entre os helicópteros militares de transporte de tropas mais modernos do mundo, também foram adquiridos quinze helicópteros UH-60L Black Hawk já foram encomendados pelo Ministério da Defesa por US$ 525 milhões as empresas estadunidenses Sikorsky Aircraft Corporation e General Eletric Engines.
Cem aviões leves de ataque A - 29 Super Tucano já foram entregues, foram adquiridos da empresa brasileira Embraer, esta aeronave é um sucesso de vendas da empresa, e inclusive foi utilizada no ataque da Força Aérea Colombiana a um acampamento do grupo narcoguerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, onde Raúl Reyes, o número 2 na hierarquia do grupo, veio a óbito.
O governo brasileiro, através da Força Aérea Brasileira, está participando em sociedade com as empresas Mectron do Brasil, a sul-africana Denel Aerospace Systems e a Força Aérea Sul-Africana no desenvolvimento e construção do míssil ar-ar A-Darter, projeto estimado em US$ 130 milhões, este míssil equipará os sessenta e oito caças F-5 da Força Aérea Brasileira, e as futuras aeronaves de 5º geração que serão adquiridas em processo licitatório que está em andamento. Além disto, a empresa Mectron desenvolveu para a FAB, outros mísseis, como o MAA-1B Piranha e o míssil antirradiação MAR-1, que foi concebido para atacar radares de sistemas de defesa antiaérea, terrestres e marítimos.
Também está em desenvolvimento pela Embraer, com apoio do governo brasileiro, uma nova aeronave para transporte de tropas, cargas e lançamento de paraquedistas, a ser utilizada pela FAB, o Embraer KC-390,o congresso brasileiro aprovou R$ 800 milhões para a Embraer concluir o projeto, já é considerada pela imprensa especializada como a aeronave mais moderna da categoria, tal aeronave já despertou interesse internacional, e vários países já demonstraram interesse em adquiri-la e até participar no seu desenvolvimento, como a França e a Colômbia.
A Força Aérea adotou o uso dos veículos aéreos não tripulados, conhecidos pela sigla VANT, que são controlados remotamente por militares. E está em fase de testes o VANTHermes-450 da empresa israelense Elbit, na Base Aérea de Santa Maria.
Outras compras e programas já realizados:
  • Programa F-5BR - modernização dos caças F-5 E/F, concluído.
  • Programa CL-X - compra de 12 aeronaves Casa C-295, todos entregues, com possibilidade de adquirir mais 8 unidades.
  • Programa P-X - compra e modernização, ainda em processo, de aeronaves P-3 para patrulha marítima.
  • Compra de 12 caças Mirage 2000, já entregues.
  • Compra de um novo avião presidencial, o Airbus, já entregue.
  • Compra de 2 aviões de transporte VIP, já entregues. A aeronave escolhida foi Embraer 190.
  • Programa AMX-M - O programa iniciado em 2004 e 'liderado' pela Embraer mostrou atividade ao contratar, em novembro de 2008, a Elbit para o desenvolvimento dos aviônicos para modernizar as aeronaves AMX, Deve ser finalizado até 2014.

Unidades

Unidades Operacionais

ComandoUnidadeNomeAeronavesBase Aérea
I FAe1º/5º GAvEsquadrão RumbaC-95ABase Aérea de Fortaleza
2º/5º GAvEsquadrão JokerA-29BBase Aérea de Natal
1º/11º GAvEsquadrão GaviãoH-50Base Aérea de Natal
GITEGrupo de Instrução Tática EspecializadaBase Aérea de Natal
II FAe1º/7º GAvEsquadrão OrunganP-3AMBase Aérea de Salvador
2º/7º GAvEsquadrão PhoenixP-95BBase Aérea de Florianópolis
3º/7º GAvEsquadrão NetunoP-95A, P-95BBase Aérea de Belém
1º/8º GAvEsquadrão FalcãoH-1H, H-36Base Aérea de Belém
2º/8º GAvEsquadrão PotiAH-2Base Aérea de Porto Velho
3º/8º GAvEsquadrão PumaH-34Base Aérea dos Afonsos
5º/8º GAvEsquadrão PanteraH-60Base Aérea de Santa Maria
7º/8º GAvEsquadrão HarpiaH-60Base Aérea de Manaus
2º/10º GAvEsquadrão PelicanoH-1H, SC-105Base Aérea de Campo Grande
EASEsquadrão Aeroterrestre de SalvamentoBase Aérea de Campo Grande
III FAe1º/1º GAvCaEsquadrão JambockF-5EM, F-5FMBase Aérea de Santa Cruz
2º/1º GAvCaEsquadrão Pif-PafF-5EMBase Aérea de Santa Cruz
1º GDAEsquadrão JaguarF-5EMBase Aérea de Anápolis
1º/3º GAvEsquadrão EscorpiãoA-29A, A-29BBase Aérea de Boa Vista
2º/3º GAvEsquadrão GrifoA-29A, A-29BBase Aérea de Porto Velho
3º/3º GAvEsquadrão FlechaA-29A, A-29BBase Aérea de Campo Grande
1º/4º GAvEsquadrão PacauF-5EMBase Aérea de Manaus
1º/6º GAvEsquadrão CarcaráR-35A, R-35AMBase Aérea de Recife
2º/6º GAvEsquadrão GuardiãoR-99, E-99Base Aérea de Anápolis
1º/10º GAvEsquadrão PokerRA-1ABase Aérea de Santa Maria
3º/10º GAvEsquadrão CentauroA-1A, A-1BBase Aérea de Santa Maria
1º/14º GAvEsquadrão PampaF-5EM, F-5FMBase Aérea de Canoas
1º/12º GAvEsquadrão HorusRQ-450Base Aérea de Santa Maria
1º/16º GAvEsquadrão AdelphiA-1A, A-1BBase Aérea de Santa Cruz
V FAe1º/1º GTTEsquadrão CoralC-130MBase Aérea dos Afonsos
2º/1º GTTEsquadrão CascávelC-130M/SC-130MBase Aérea dos Afonsos
1º/1º GTEsquadrão GordoC-130M/KC-130MBase Aérea do Galeão
1º/2º GTEsquadrão CondorC-99ABase Aérea do Galeão
2º/2º GTEsquadrão CorsárioKC-137Base Aérea do Galeão
1º/9º GAvEsquadrão AraraC-105ABase Aérea de Manaus
1º/15º GAvEsquadrão OnçaC-105ABase Aérea de Campo Grande
I COMAR1º ETAEsquadrão TracajáC-95B, C-98, C-97Base Aérea de Belém
BINFAE-BEBatalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de BelémBase Aérea de Belém
II COMAR2º ETAEsquadrão PastorC-95A, C-97, C-98Base Aérea de Recife
BINFAE-RFBatalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de RecifeBase Aérea de Recife
III COMAR3º ETAEsquadrão PioneiroC-95M, C-95B, C-97Base Aérea do Galeão
BINFAE-AFBatalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial dos AfonsosBase Aérea dos Afonsos
BINFAE-GLBatalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do GaleãoBase Aérea do Galeão
BINFAE-RJBatalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do Rio de JaneiroIII COMAR
IV COMAR4º ETAEsquadrão CarajáC-95A, C-97Base Aérea de São Paulo
V COMAR5º ETAEsquadrão PégasoC-95M, C-95A, C-97, C-98Base Aérea de Canoas
BINFAE-COBatalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de CanoasBase Aérea de Canoas
VI COMAR6º ETAEsquadrão GuaráC-95C, VC-97, C-98, VU-35, VU-55Base Aérea de Brasília
BINFAE-BRBatalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de BrasíliaBase Aérea de Brasília
VII COMAR7º ETAEsquadrão CobraC-97, C-98A/BBase Aérea de Manaus
BINFAE-MNBatalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de ManausBase Aérea de Manaus
DECEAGEIVGrupo Especial de Inspeção em VooEC-95B/C, EU-93AIII COMAR
1º/1º GCC1º/1º Grupo de Comunicação e ControleBase Aérea de Santa Cruz
2º/1º GCC2º/1º Grupo de Comunicação e ControleBase Aérea de Canoas
3º/1º GCC3º/1º Grupo de Comunicação e ControleBase Aérea de Natal
4º/1º GCC4º/1º Grupo de Comunicação e ControleBase Aérea de Santa Maria
5º/1º GCC5º/1º Grupo de Comunicação e ControleBase Aérea de Fortaleza
DCTAGEEVGrupo Especial de Ensaios em VôoA-1, XU-93, T-27, H-55São José dos Campos
CLACentro de Lançamento de AlcântaraC-98, H-50Centro de Lançamento de Alcântara
DEPENS1º EIAEsquadrão de Instrução Aérea, Esquadrão CometaT-27Academia da Força Aérea
2º EIAEsquadrão de Instrução Aérea, Esquadrão ApoloT-25Academia da Força Aérea
Clube de Vôo à VelaU-19, TZ-23, Z-15, Z-16, Z-20Academia da Força Aérea
GABAerGTEGrupo de Transporte EspecialVC-1, VC-2, VC-99(A,B e C), H-34, H-35Base Aérea de Brasília
EDAEsquadrão de Demonstração Aérea (Esquadrilha da Fumaça)A-29Academia da Força Aérea
CELOG/CECANCANCorreio Aéreo NacionalBase Aérea do Galeão

Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento

A Infantaria da Aeronáutica, baseada na sua maioria pelos batalhões de infantaria da Aeronáutica, segundo seu regulamento, "tem como missão executar ações convencionais defensivas, ofensivas, e de proteção, a fim de contribuir para o cumprimento da missão constitucional da FAB, preservando equipamentos, instalações e pessoal de interesse da Força Aérea Brasileira".

Controle do Espaço Aéreo

O espaço aéreo é controlado pelo Departamento de Controle do Espaço aéreo (DECEA), através do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), que abrange toda a Circulação Aérea Nacional (CAN). O DECEA exerce sua função por intermédio da atuação de quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), um Serviço Regional de Proteção ao Voo (SPRV), cinco Centros de Controle de Área (ACC), quarenta e sete Centros de Controle de Aproximação (APP), cinquenta e nove Torres de Controle de Aeródromo (TWR), e ainda setenta e nove Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA).

Destacamentos

Efetivo

em 11 de outubro de 2011, a Força Aérea Brasileira contava com o efetivo de 77.454 pessoas, sendo 70.907 militares e 6.547 civis.
No ano de 1982 foi permitido a mulheres ingressarem na Aeronáutica.

Exercícios

A Força Aérea Brasileira realiza operações aéreas com o objetivo principal de treinar suas tropas e testar seus equipamentos para mantê-los sempre capacitados a oferecer uma pronta-resposta em caso de possíveis acionamentos e necessidades. Os exercícios são de variadas naturezas, visando determinadas metas, e envolvem diversas Unidades. Dependendo da manobra, até mesmo Forças Aéreas de outros países: são as operações conjuntas, que trazem benefícios comuns às nações participantes, além de ajudas humanitárias no Brasil ou no Exterior:
  • Cruzex I 2002Argentina,Brasil,França,Chile
  • Cruzex II 2004Argentina,Brasil,França,Venezuela
  • Cruzex III 2006Argentina,Brasil,Chile,França,Uruguai,Venezuela
  • Cruzex IV 2008Brasil,Chile,França,Uruguai,Venezuela
  • Cruzex V 2010Brasil,Chile,França,Uruguai,Estados Unidos

Equipamento

Aeronaves 

AeronaveOrigemTipoDesignação na FABQuantidadeObservaçõesFoto
Aviões de caça
Northrop F-5E/F Tiger II Estados UnidosCaçaF-5EM/FM57Função principal: Defesa aérea/Interceptação.
Modernizados para o padrão F-5M. Serão retirados de serviço até 2025 (e substituídos pelo Saab Gripen NG)
Aeronaves Ágata 7 (8780125771).jpg
Aviões de ataque
AMX Brasil
 Itália
Ataque ao soloA-1
A-1B
42
11
Serão modernizados 43 unidades para o padrão A-1M realizado pela Embraer e pela Elbit. Previsão de retirada em 2030, quando serão substituídos por um novo lote de Saab Gripen NG.
FAB AMX International A-1A - Lofting.jpg
Aviões de treinamento e ataque leve
Embraer EMB 312 Tucano BrasilCaça leve/TreinamentoAT/T-27109
Smoke squadron lands in tucano arp.jpg
Embraer EMB 314 Super Tucano BrasilCaça leve/Treinamento AvançadoA-29/29B99
Neiva T-25 BrasilTreinamento BásicoT-2557
Aviões de transporte
Airbus A319 União EuropeiaAvião PresidencialVC-1A1
FAB 001 (exterior 2).jpg
Embraer 190 BrasilAvião Presidencial (vôos domésticos)VC-22
BrazilAirForce1.JPG
Boeing KC-137 Stratoliner Estados UnidosReabastecimento em vôo / TransporteKC-137 (707-320C)4Desativados em 2013, serão substituídos pelo Boeing KC-767, convertidos em aviões de transporte/tanque pela IAI israelense.
Australian air force 707-368C (code A20-261) Perth International Airport Australia.jpg
British Aerospace BAe 125-400 Reino UnidoEnsaios em vôoXU-931
Dominie.xs739.arp.jpg
EADS/CASA C-295Flag of Spain.svgEspanha
Indonésia
TransporteC-105A15Mais 8 serão entregues.
Casa c-295 c-105 riat2009 arp.jpg
Embraer EMB-110 Bandeirante BrasilTransporte/utilitário
SAR
Patrulha marítima
TOTAL C-95/P-95/R-95
C-95/A/B/EC-95/SC-95B
C-95C (EMB 110P1K)
RC-95 (EMB 110B)
P-95A/B (EMB-111)
88
59
5
5
19
41 deles serão modernizados (C-95A, C95B, C95C, SC95B, R95). O restante será retirado.
Exército salto 170606 REFON 1.JPG
Embraer EMB 120 Brasília BrasilTransporteTOTAL C-97
C-97 (EMB 120)
VC-97 (EMB 120ER)
VC-97 (EMB 120RT)
17
9
3
5
Network Aviation Embraer EMB-120 PER Smith.jpg
Embraer EMB-121 Xingu BrasilTransporteVU-98
EMB-121 marine.JPG
Embraer ERJ-135 BrasilTransporteVC-99C4
Embraer ERJ-135 1 Ploemeur 02-04-05.JPG
Embraer ERJ-145 BrasilTransporteC-99 (EMB-145)7
Embraer.arp.750pix.jpg
Learjet 35 Estados UnidosTransporte
Foto aérea
VC-35
R-35A
9
3
Swissaf.learjet35a.t-781.arp.jpg
Learjet 55 Estados UnidosTransporteVU-55C1
N355UA (6284757116).jpg
C-130 Hércules Estados UnidosTransporte/Reabastecimento em vôoC-130E/H
KC-130H
21
2
C130 Hercules, Brazilian Air Force I.jpg
Helicópteros
UH-1 Iroquois Estados UnidosUtilitárioH-1H33Serão retirados em 2012. Substituídos pelos H-36 e H-60
Huey1.jpg
Bell 206 JetRanger Estados UnidosUtilitárioH-4B (206B)3
UH-60 Black Hawk Estados UnidosCombate SAR / Busca e SalvamentoH-60L16Mais 15 H-60 foram requisitados.
H-60L (7952398164).jpg
Eurocopter AS-332 Super Puma Brasil
 França
 Alemanha
Flag of Spain.svgEspanha
TransporteH-34 (AS-332M)
VH-34
6
2
H-34 Super Puma da FAB.jpg
Eurocopter EC 135 Brasil
 França
 Alemanha
Flag of Spain.svgEspanha
TransporteVH-35 (EC-135T2i)2
EC135Bundespolizei.jpg
Helibras HB-350B Brasil
 França
 Alemanha
Flag of Spain.svgEspanha
UtilitárioH-5025
Navy squirrel helicopter acrobatics display.jpg
Helibras HB-355 Brasil
 França
 Alemanha
Flag of Spain.svgEspanha
Utilitário/Ensaios em vôoH-553
29.10.08 vôo SJC 036.jpg
Eurocopter EC 725 (H 36) União Europeia
 Brasil
Combate SAR/transporteH-361A primeira unidade da FAB ja foi entregue junto com uma da Marinha e uma do EB.
Caracal2552.jpg
Mil Mi-35 RússiaAtaqueAH-2 Sabre12
Mi-24.jpg
Aviões utilitários
Embraer EMB 810 Seneca II/III BrasilUtilitárioU-7/7A (EMB 810C)9
Piper.seneca.pa34.g-elis.bristol.arp.jpg
Embraer Ipanema BrasilUtilitárioU-194
Piper PA-32 Cherokee Estados UnidosUtilitário1
Piper.pa32.cherokee.six.g-bxwp.arp.jpg
Cessna 208 Caravan I/II Estados UnidosUtilitárioC-98 (208A)
C-98B (208B)
8
10
Cessna.208b.n208nj.arp.jpg
Aviões de Vigilância aérea/Sensoreamento Remoto/Patrulha
Lockheed P-3 Orion Estados UnidosPatrulha marítimaP-3M/BR9
Orion.usnavy.750pix.jpg
Embraer E-99/R-99 BrasilAlerta Aéreo Antecipado/Sensoreamento RemotoE/R 995 E-99s
3 R-99s
R-99a-fab6704.jpg
Elbit Hermes 450 IsraelVigilância aérea/ReconhecimentoRQ-45042 unidades de testes serão devolvidas em 2014
Hermes 450.jpg
Elbit Hermes 900 IsraelVigilância aérea/Reconhecimento1
Elbit Hermes 900s.JPG
Futuras Aquisições
AeronaveOrigemTipoDesignação na FABQuantidadeObservaçõesFoto
Eurocopter EC 725 (H-36)União Europeia
 Brasil
Combate SAR/transporteH-3618 (8 C-SAR+8 Transporte+2 VIP)Serão fabricadas até 18 unidades para a FAB na fábrica da Helibrás em ItajubáMinas Gerais. Primeiras unidades serão entregues em2010.[40]
Caracal2552.jpg
Embraer KC-390 BrasilTransporte/Reabastecimento em vôoKC-3902 + 282 protótipo do KC-390 estão em desenvolvimento. Encomenda de 28 unidades em 22 de julho de 2010.[41]
Apresentação KC-390 (15414135738).jpg
P-3 Orion Estados Unidos
Flag of Spain.svgEspanha
Patrulha MarítimaP-3AM98+1(operacionais)+3 (suprimento). Unidades a serem entregues com atualizações em diversos componentes[42]
Orion.usnavy.750pix.jpg
Gripen NG(Projeto FX-2) SuéciaMultifunção (Defesa aérea/Interceptação/Ataque ao solo/Reconhecimento)FX-236Será o novo principal caça multifunção da Força Aérea.[43]
A FAB planeja adquirir um total 108 caças[44] , que substituirão todos os Mirage 2000 (já desativados), F-5M (desativados até 2025) eAMX (modernizados, desativados até 2030).
Gripen 39-7 Bthebest.jpg

Armamento

Mísseis, Bombas e Foguetes

TipoArmamentoEmpregoOrigemAeronave
Míssil anticarro9M120 Ataka-VAlto explosivos anti-tanque RússiaAH-2 (Mi-35M)
Míssil antinavioMAN-1Será um míssil anti-navio com um Alcance 60–80 km BrasilA-1M
Míssil antinavioAGM-84 HarpoonHarpoon Block é um míssil lançado-ar Estados UnidosP-3M
Míssil ar-arA-Darter5° Geração de mísseis Ar-Ar Brasil/África do SulGripen NG, A-1M
Míssil ar-arMectron MAA-1 PiranhaMísseis ar-ar de curto alcance. BrasilF-5M, A-29, A-1M
Míssil ar-arMAA-1B"Piranha B"Esta nova versão do Piranha, se encaixa como um míssil de quarta geração com "Off boresigh", cerca de 90 ° e uma gama maior de 50% BrasilF-5M, A-29, A-1M
Míssil Anti-RadiaçãoMAR-1Mísseis anti-radiação Brasileiro (ARM) BrasilA-1M, Gripen NG
Míssil ar-arDerbyBeyond-visual-range (BVR) Míssil Ar-Ar IsraelF-5M, Gripen NG
Míssil ar-arPython -3 e -4Short-range Míssil Ar-Ar IsraelF-5M
Míssil ar-arR550 MagicShort-range FrançaMirage 2000
Míssil ar-arSuper 530Beyond-visual-range (BVR) Míssil Ar-Ar FrançaMirage 2000
Bomba de fragmentaçãoBLG-252Bomba BrasilA-1M, A-29, F-5M, AT-27
Bomba incendiáriaBINC-300Bomba BrasilA-1M, A-29, F-5M, AT-27
Bomba GuiadaElbit LizardBomba guiada a laser. IsraelA-1M, F-5M
Bomba GuiadaSMKB-82/83Bomba guiada por GPS (conhecido como AKAUAN) BrasilA-1M, F-5M, A-29
Bomba GuiadaMark 83Bomba guiada por GPS (conhecido como AKAUAN) Estados UnidosA-1M, F-5M, A-29
Bomba GuiadaMark 82 bombaBomba guiada por GPS (conhecido como AKAUAN) Estados UnidosA-1M, F-5M, A-29
FogueteAvibras Skyfire 70Foguete ar-superfície BrasilA-29, A-1M
FogueteSBAT-70/127Foguete Ar-superfície BrasilAT-27, A-29, P-95
FogueteS-8 rocketFoguete Ar-superfície RússiaAH-2 (Mi-35M)

Outras Armas

Metralhadoras e Canhões automáticos

TipoArmamentoObservaçãoOrigemUso
MetralhadoraM134 MinigunMetralhadora multi-tambor pesada de 7,62 mm Estados UnidosH-60
MetralhadoraFN MAG7.62 de uso geral BélgicaH-34, H-36, H-50
MetralhadoraBrowning .5012,7 de uso geral Estados UnidosA-29, AT-27
Canhão automáticoPontiac M3920mm Estados UnidosF-5M
Canhão automáticoDEFA 55330mm FrançaF2000, A1
Canhão automáticoGSh-23LMontagem móvel NPPU-23-23mm RússiaAH-2 (Mi-35M)

Armas da Infantaria de Aeronáutica

DesignaçãoOrigemTipoDenominaçãoNota
HK33 5,56 mm AlemanhaFuzilHK-33Fuzil Regular, Será substituído pelo IA-2
SG 550 5,56 mm SuíçaFuzilSG-550Operado pelo PARA-SAR
Taurus MT 12 9 mm BrasilSubmetralhadoraM-972Cópia da Beretta M12
Taurus PT-92 9 mm BrasilPistolaM-975Cópia da Beretta 92
IMBEL M-973 9mm BrasilPistolaM-973Cópia da Colt 1911 no calibre 9mm
Browning .50 12,7mm Estados UnidosMetralhadora
FN MAG 7,62mm BélgicaMetralhadora
Gaugio 12 CBC/Boito BrasilEscopeta
AR-15 5,56 mm Estados UnidosRifleAR-15
9K38 Igla RússiaSAMSA-18

Radar

PlataformaOrigemTipoEm ServiçoNota
M-60 BrasilRadar4radar de defesa antiaérea de baixa altura caracterizado por identificar alvos até o alcance de 75 km
Exército Brasileiro também opera aeronaves de asa rotativa, Enquanto a Marinha do Brasil opera ambas as aeronaves fixa e de asa rotativa.

Ensino e Pesquisa na FAB

A Força Aérea Brasileira mantem as seguintes instituições de ensino:

Insígnias

  • Patentes (Rank);
  • Distintivos de Organização Militar (DOM);
  • Distintivos de ocupação;
  • Distintivos de Condição Especial (DCE)

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